O Petit Ballet

 

Desde 1981, a academia Petit Ballet, com sede em Curitiba (PR), dedica-se ao ensino do ballet clássico com infra-estrutura ideal à prática e uma equipe de professores especializada.

O curso completo compreende a pré-escola para crianças de 3 a 6 anos e a escola a partir dos 7 anos, com duração de aproximadamente 10 anos. Anualmente, a academia realiza um espetáculo que reúne todos os seus alunos no palco do Teatro Positivo ou no Teatro Guaíra. São montagens de grandes ballets do repertório clássico, como O Lago dos Cisnes, Quebra-Nozes ou Bela Adormecida, e adaptações de histórias infantis ou populares. Todo o contexto das produções é organizado com o objetivo de apresentar espetáculos que aliem beleza e experiência aos participantes e ao público.

 

O Petit Ballet se tornou um grande celeiro de talentos, então, desde 1990, seleciona alunos nas turmas da Escola para desenvolver e estimular os potenciais técnico e artístico.Os grupos são divididos, atualmente, em corpos de baile Júnior, Amador e Semi-Profissional. Ao longo dos anos, bailarinos do Petit Ballet se destacaram em competições nacionais e internacionais, além de terem a oportunidade de participar de cursos em cidades como Nova Iorque e Paris, onde a Escola mantém parcerias.

 

Desta forma, o Petit Ballet proporciona aos seus alunos o contato com o que há de mais moderno e atual no âmbito do ballet clássico. Por outro lado, preserva os princípios educacionais para ser uma referência como centro formador, não apenas de dançarinos, mas também, de cidadãos.

Nossos Professores

Rita de Cássia

Iniciou seus estudos de ballet aos 7 anos de idade no Curso de Danças Clássicas da Fundação Teatro Guaíra onde formou-se em 1971.Foi bailarina profissional e professora deste mesmo Teatro por 12 anos trabalhando com os professores e maîtres Aroldo Moraes, Lorna Kay, Yara de Cunto, Yurik Shabelewski, Hugo Delavalle e Carlos Trincheiras ,dançando os grandes ballets de repertório como "Giselle" ao lado de Ana Botafogo.

 

Em 1981 ao lado de seu marido Luiz Roberto dos Santos Correia, fundou sua própria escola,o Petit Ballet onde é diretora,professora e coreógrafa.

 

Fez vários cursos de aperfeiçoamento em Minsk, NYork e Paris na Broadway Dance Center, Steps on Broadway, Manhattan M. of Arts ,Institute Janine Stanlowa com David Howard, Diana Cartier ,Peter Schabel, Dorit Koppel entre outros.

 

Foi responsável pela vinda de grandes nomes da dança mundial como Paloma Herrera, Angel Corella,Marcelo Gomes,Cory Stearns, Daniil Simkin, Isabella Boylston, todos do American Ballet Theatre de NY e Melanie Hürel e Hervé Courtain da Ópera de Paris para dançar grandes produções com o o Petit Ballet como "O Corsário"em 2008,"Dom Quixote"em 2011 e Gala de Ballet em 2013.

Juliana Silva

Luciane

Juliana

Gabi

Iniciou seus estudos no Petit Ballet em 1994, teve aulas com Rita de Cássia Monte Correia, Luciane Fumagalli e Francine Benthien da Rosa Marques. Formou-se em 2001 e, posteriormente, passou a compor o corpo de baile da Escola.

 

Como bailarina, participou de diversas montagens, como O Quebra Nozes, Copélia, La Bayadère, Dom Quixote, O Ser, Masquerade, A Bela Adormecida e O Corsário. Frequentou cursos na Academia Steps on Broadway, em Nova Iorque (EUA) e com o professor e bailarino Bertrand Barena, da Ópera de Paris, em Curitiba/PR.

 

Participou da Gala de Ballet, do Festival Nacional de Ballet Clássico de Curitiba e teve a honra de dividir o palco com alguns dos melhores bailarinos da atualidade, como Paloma Herrera, Marcelo Gomes, Cory Stearns (atuais primeiros bailarinos do American Ballet Theatre) e Angel Corella (ex primeiro bailarino do American Ballet Theatre), nas montagens de O Corsário e Dom Quixote.

 

Desde 1999 é professora do Petit Ballet, iniciando seu trabalho com o Convênio Escola Anjo da Guarda e posteriormente na própria escola do Petit Ballet.  Formou-se em Direito em 2005 e trabalha no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, como assessora de Desembargador, dividindo seu tempo entre o mundo jurídico e o ballet. 

Formada pelo curso de danças clássicas da fundação Teatro Guaíra, 1986, e em Educação Física pela PUC-PR em 1988. Participou do "Projeto pré - Profissional" do CDC e dançou em ballets como Le Sylphide, Bodas de Aurora, Quebra Nozes, Giselle, entre outros.

 

Teve como Professores, Rita de Cássia Monte Correia, Deborah Tadra, Carla Reinecke, Hugo Dalavalle, Eric Valdo, Tony Abott, Carlos Trincheiras, Jair Moraes entre outros. Fez Cursos de aperfeiçoamento na David Howard Dance Center, na Steps e na Dance Broadway Center de New York, de 1996 a 2014 e no Institute Janine Stanlowa de Paris, em 2007 e 2011. 

 

Compõe o Corpo Docente da Escola desde 1988. Além de ser professora, coreógrafa e ensaiadora, também é responsável pelo convênio na Escola Faz de Conta. É responsável também, pelo Point Pilates, onde é instrutora formada pela Metacorpus.

Iniciou seus estudos em ballet clássico em 1984 em Ponta Grossa. Em 1987, começou a fazer ballet em Curitiba na escola de ballet clássico Petit Ballet, onde teve aulas com Rita de Cássia M. C. e Daniela de Rossi. De 1992 até 1996 era membro do corpo de baile pré profissional. Em 1994 realizou cursos no Institut International de Danse Janine Stanlowa, em Paris e The David Howard Foundation, em Nova York.

 

Como estudante e membro do corpo de baile participou de diversos ballets como Paquita, Quebra Nozes, O Ser, Corsário, La Bayadère, Masquerade, Tzarinas, entre outros. Participou também de festivais como o de Joinvile e do I ao VI Festival Nacional de ballet clássico de Curitiba.

 

Professora:

Compõe o corpo docente da escola: em 2004 e 2007 como professora de ballet da escola Anjo da Guarda. A partir de 2010 é professora do Petit Ballet.

Iniciou seus estudos de ballet clássico em 1998, no Petit Ballet. Em 2004, passou a integrar o Corpo de Baile, no qual fez parte das turmas mirim, júnior, amador e semi-profissional. Participou dos espetáculos O Corsário e Don Quixote. Foi aluna de Juliana Silva, Francine Benthien da Rosa Marques, Sabrina Ribas Bolfer, Juliane e Rita de Cássia Monte Correia.

 

Em 2007, participou do curso oferecido por Dorit Koppel na sede do Petit Ballet, e em 2008 viajou com a escola para Nova York, realizando curso no Manhattan Movement & Arts Center, com François Perron. Em 2012 fez o curso “Circuito Broadway”, no 30º Festival de Dança de Joinville.

Formou-se pelo Petit Ballet em 2010, e desde então é professora da escola no convênio Anjo da Guarda.

Sabrina

Iniciou seus estudos no Petit Ballet em 1986 e se formou em 1994. Desde 1992 é membro do corpo de baile Pré-Profissional da Escola. Participou de todos os Festivais Nacionais de Ballet Clássico de Curitiba realizados de 1991 a 1997.

 

PARIS

Em julho de 1995 fez cursos em Nova Iorque e Paris, onde ganhou uma bolsa de estudos para o biênio 1995/1996. Na capital francesa frequentou aulas de ballet clássico, caractère, jazz e contemporâneo, e participou como solista nas apresentações do Jeune Ballet Paris. Completou o curso como a segunda melhor bailarina em sua turma (nível superior), segundo a avaliação de uma banca composta por personalidades da dança clássica.

 

RECONHECIMENTO

Em 1999 ganhou medalha de bronze com a variação do pas de deux Grand Pas Classique, no IV Festival de Dança do Mercosul, em Buenos Aires, Argentina. Em 2000 participou, juntamente com outras bailarinas do Petit Ballet, do projeto Dança Comigo realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, em cinco cidades do interior do Estado. Em 2001 foi a bailarina principal da montagem do ballet O Corsário, pelo Petit Ballet, dançando com o primeiro bailarino do Amercian Ballet Theatre, Marcelo Gomes.

 

PROFESSORA

Compõe o corpo docente da Escola desde 1997 e é responsável pelos convênios no Colégio Internacional e na Escola Anjo da Guarda. Além de ser professora, coreógrafa e ensaiadora, é primeira bailarina do corpo de baile Pré-Profissional, com participações em diversos ballets, como Paquita, Coppélia, Giselle, La Bayadère, O Corsário, O Ser, A Bela Adormecida, Dom Quixote, entre outros.

Antonella

Savana

Alexandre

Scupinari

1995 - Iniciou seus estudos de ballet no Petit Ballet.

 

2002 - Aulas na Broadway Dance Center

 

2004 - Aulas na Escola Nacional de Ballet de Cuba (ANBC)

 

2006 - Formatuda Petit Ballet, desde então integra o Corpo de Baile do Petit Ballet, onde a partir de 2011 começou a ministrar aulas (BABY) na Escola Infantil Faz de Conta, por meio de convênio do Petit Ballet.

 

Desde 2013 ministra aulas (diversos níveis) na sede do Petit Ballet. Junto ao Corpo de Baile do Petit Ballet, já participou de espetáculos de repertório com renomados bailarinos nacionais e internacionais, como:

 

O Corsário (2008 - participação de Ángel Corella, Marcelo Gomes, Paloma Herrera);

 

Don Quixote (2011 - participação de Paloma Herrera e Cory Stearns);

 

Gala de Ballet (2013 - participação de Daniil Simkin e Isabella Boylston).

Professora de ballet clássico, graduanda em Dança na Faculdade de Artes do Paraná, 12 anos de experiência lecionando com crianças, conhecimento em Artes Cênicas, Fotografia, Música e Libras e ministrando aulas de ballet clássico em inglês.

 

Formação

Cursando Dança na Faculdade de Artes do Paraná - FAP

 

Curso de Formação de Atores  – Escola Livre de Teatro - Realizado no período de 2000 a 2002 (1140 horas).

Ciclo completo do curso de ballet clássico da Academia Petit Ballet, terminado em 2005.

 

Cursos complementares: 

Oficinas de Treinamento para Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais realizado em 2000 (60 horas).

Participação nos Festivais de Dança de Joinville fazendo cursos e assistindo a palestras (Curso de Metodologia do Ballet Clássico e Seminários em arte-educação).

Oficina de Expressão Corporal – Corpo Teatral

Oficina Música, Ritmo e Movimento (20h) realizado em Curitiba (2006).

Cursos de violão e piano

 

 

Experiência

2002 - Ingresso no corpo docente da Academia de Ballet Clássico Petit Ballet. 

Participação em grandes ballets de repertório tais como: A Bela Adormecida, Cinderela, O Quebra Nozes, O Lago dos Cisnes, Peter Pan, Uma Volta ao Mundo, As Quatro Estações, O Corsário, O Mágico de Oz, entre outros. 

Vasta experiência com crianças. Atualmente lecionando nas Escolas: International School of Curitiba e Little Kids.

Iniciou seus primeiros passos no mundo da dança pelo Folclore Ucraniano aos 7 anos. Já no Petit Ballet o início foi em 2004 aos 13 anos. Teve aulas com as professoras Rita de Cássia Monte Correia, Luciane Fumagalli e Francine Benthien da Rosa Marques. Após 3 anos de estudo na Escola, a diretora Rita o levou a Nova Iorque para tentar uma bolsa de estudos na maior escola de Ballet clássico dos Estados Unidos, The School of American Ballet. Ele foi aprovado logo após sua audição com bolsa integral. 
 
Logo após sua formatura do SAB em 2010, Alexandre foi selecionado para integrar a companhia de Los Angeles na Califórnia. Lá dançou inúmeros Ballets de repertório como Giselle, o Quebra Nozes, entre outros.
 
Junto com a companhia de Los Angeles ele foi convidado para dançar com algumas companhias dos Estados Unidos como: Ballet Academy East, Ballet NY, Sacramento Ballet e Ballet San José. Também foi convidado para dançar com a Companhia principal de Costa Rica.
 
Agora ele faz parte do corpo docente do Petit Ballet além de ser bailarino da Escola.

O método, nossa proposta de ensino

O Petit Ballet segue o método francês do ensino do ballet clássico, adaptado conforme os princípios da escola da Ópera de Paris. Esta metodologia acompanha a diretora e professora da academia, Rita de Cássia Monte Correia, desde seus tempos de bailarina profissional, quando aprendeu e desenvolveu a técnica.

 

É um estilo que insiste, com muita elegância e suavidade, em movimentos graciosos em detrimento da técnica perfeita. É aquele ballet dançado, gostoso, que leva mesmo o corpo para outra atmosfera ao fundir dança e mímica.

Para reconhecer um bailarino do método francês é só observar sua fluidez e elegância nos palcos e aulas, e até no jeito de se movimentar em tarefas normais.

 

Este método de ballet também é caracterizado por sequências muito rápidas, que às vezes parecem um movimento só. A rapidez dos passos dá a ilusão de bailarinos deslizando suavemente e sem esforço no chão. Por causa dos aspectos românticos do estilo, a música é tocada mais lentamente do que nos outros estilos de ballet.


As aulas procuram inspirar a confiança física e mental, com exercícios que respeitam os limites de cada aluno. Exercita-se a postura ideal ao corpo e ao crescimento das crianças, na busca de um desempenho eficiente e agradável.

 

A Escola da Ópera de Paris

A escola de Ópera de Paris tem quase 300 anos de história, a mais antiga do mundo ocidental e é, reconhecidamente, o berço da dança acadêmica clássica mundial. Muitos de seus alunos têm como destino a companhia, que reúne um dos melhores corpos de baile do mundo.

Um pouquinho do que nós já fizemos...

Festival Nacional de Ballet Clássico de Curitiba
De 1991 à 1997 o Petit Ballet promoveu o Festival trazendo o melhor do ballet clássico para Curitiba.Vieram grupos expoentes de todo o Brasil e convidados especiais como Ana Botafogo e Cecília Kerche.Foi um evento de grande importância para o cenário da dança no Brasil.O último Festival contou com a participação dos primeiros bailarinos do teatro Colón de Buenos Aires, Karina Olmedo e Alessandro Parente.

Gala de Ballet
Em 1999 e 2000 foram realizadas duas galas de ballet com artistas internacionais.Na primeira gala se apresentaram juntamente com O Corpo de Baile do Petit Ballet ,bailarinos do Teatro Colón de Buenos Aires entre eles Hernán Piquin. Na segunda, vieram os solistas da Ópera de Paris ,Melanie Hurell e Hervé Courtain .Nessas galas foi apresentado os ballets "Carmen", "La Bayadère" e Pas de deux de Tchaikovsky.

Curso de ballet
Em 1996 e 1999 o professor da escola da Ópera de Paris, Bertrand Barena ministrou aulas e ensaios para o Petit Ballet. Seu comentário sobre o Petit Ballet foi publicado no jornal Gazeta do Povo enfatizando a excelência do trabalho da escola e do Corpo de Baile.


Em 2007 foi a vez de Dorit Koppel, professora ilustre de N. York, trabalhar com os alunos do Petit Ballet por uma semana. Também ficou impressionada com o potencial da escola.

Principais espetáculos
O Corsário 2001 com a participação de Marcelo Gomes, primeiro bailarino do ABT de N. York.

O Corsário 2008 com as estrelas internacionais do American Ballet Theatre de N. York, Paloma Herrera, Marcelo Gomes e Angel Corella. Foi o grande marco do Petit Ballet.

O Quebra-nozes 2009 com Marcelo Gomes primeiro bailarino do ABT e mais alunos do Teatro Bolshoi do Brasil dentre eles Jovani Furlan.

Regulamento 2015

O Curso completo compreende os seguintes níveis:

 

Pré-escola: Baby I e II;

Preparatório Especial I (uniforme rosa)

 

Escola: Preparatório Especial II,  Preparatórios I e II (collant e saia amarelos);

Básico Especial, I e II (collant azul turquesa);

Intermediário Especial I e II, Intermediário I e II (collant lilás);

Adiantado Especial, Adiantados I e II (collant azul Royal);

Aperfeiçoamento I e II (preto).

 

 

Matrículas e Mensalidades:

1 matrícula anual

11 mensalidades consecutivas pagas a cada mês até o dia 3, com desconto.

Pagamentos na secretaria do Petit Ballet.

 

IMPORTANTE

É obrigatório o pagamento das mensalidades de julho e dezembro juntamente com as mensalidades de junho e novembro respectivamente, através de cheque pré-datado ou cartão de crédito.

O não comparecimento às aulas em nenhuma hipótese exonera o aluno da obrigação de honrar o pagamento das mensalidades.

 

Uniforme:

As meninas devem frequentar as aulas com o uniforme completo do Petit Ballet, adquirido na sede da escola. O cabelo preso em coque (obrigatório) com rede rosa e frufru. Não é permitido o uso de qualquer outro uniforme que não seja o do Petit Ballet, inclusive no inverno e também o uso de camisetas nas aulas.

Os meninos devem usar malha preta, camiseta, meia curta e sapatilhas brancas.

Uniforme livre nas sextas feiras.

 

Frequência e Horário:

Os alunos só mudarão de nível, no final do ano se tiverem no máximo 2 faltas por mês.

Por motivo de doença ou viagem as faltas devem ser justificadas pelos pais por escrito.

Os integrantes do Corpo de Baile só poderão ter no máximo 1 falta por mês.

Os alunos devem chegar pontualmente. Não é permitida a entrada após 5 min do início da aula e nem a saída antes do término.

 

Certificados e Diploma:

Ao final de cada ano, os alunos receberão um certificado, mediante avaliação, para mudança de nível.

No final do curso do Petit Ballet os alunos receberão o Diploma de conclusão em cerimônia realizada no Espetáculo de final de ano.

 

WorkShop:

Será realizado no Teatro Fernanda Montenegro de uniforme uma ou duas vezes no ano com todos os alunos que quiserem participar.

 

Espetáculo de final de ano:

Será realizado no Teatro Positivo, Grande auditório.

Todos os alunos estão convidados a participar. Os figurinos serão confeccionados pelo Petit Ballet e deverão ser pagos no 2º semestre em duas parcelas. Uma vez acordada a participação, não poderá haver desistência. Os ensaios serão durante as aulas e mais o Ensaio Geral.

Sede BATEL

Rua Vicente Machado, 1670

Tel.: (41) 3342-4268

Cel.: (41) 9 8889-1873

E-mail: rita@petitballet.com.br

Filial PINHAIS

Rua Vinte e Cindo de Agosto, 518 - Sl03
(41) 3150-6006

(41) 9 8799-4509   
petitpinhais@gmail.com 

Filial JUVEVÊ

Rua Paraguassu, 818

Tel.: (41) 3053-9813

Cel.: (41) 9 9939-2217

E-mail: petit.juveve@gmail.com

Filial SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Rua Cruz Machado, 95

Tel.: (41) 3587-9811

Tel.: (41) 9 9137-8865
petitballetsjp@gmail.com

Petit Ballet - Todos os Direitos Reservados - 2017 / 2025